Início » Após quase três meses, chuva chega ao Pantanal para ajudar no combate ao fogo
Tempo

Após quase três meses, chuva chega ao Pantanal para ajudar no combate ao fogo

Foto: Reprodução/Campo Grande News

A chuva finalmente chegou ao Pantanal nesta quinta-feira (8). De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o volume registrado foi de 11 mm entre às 10h e 16h. Em Miranda, o volume foi maior, registrando 13,2 mm nesta tarde. Os pingos de chuva foram comemorados pelo biólogo Gustavo Figuerôa na Nhecolândia. Faziam 88 dias que não chovia na região.

Ele destacou que isso ajudará no combate às queimadas registradas no bioma. “Isso vai ajudar muito no combate, mas não se enganem. Esse alívio é passageiro, e logo que as temperaturas voltarem a esquentar, a situação volta a ficar delicada. Porém, é uma janela importante para controlarmos os focos ainda ativos!”.

Na região da Serra do Amolar, onde está o presidente do IHP (Institito Homem Pantaneiro), Angelo Rabelo, não tinha chovido nesta quinta-feira (8). Ele explicou que a temperatura caiu. Porém, a boa notícia é que a brigada comandada por ele e equipe do Prevfogo conseguiram controlar o incêndio na região que fica muito próximo a fronteira com a Bolívia.

Nesta quinta-feira, com base nos dados do portal Bpqueimadas, do Inpe (Institito Nacional de Pesquisas Espaciais), foram 1010 focos de incêndio. Miranda e Corumbá lideraram com 532 e 275 focos respectivamente.

Além dessas cidades, Costa Rica (110), Aquidauana (89), Cassilândia, Chapadão do Sul, Nova Andradina e Três Lagoas com um foco cada tiveram focos monitorados pelo Inpe.

Previsão do tempo para o Pantanal – De acordo com o portal Climatempo e Inmet, a temperatura vai baixar com mínima de 9ºC para Corumbá nesta sexta-feira (9). Em relação a chuva, há previsão de muitas nuvens e pancadas isoladas durante todo o dia e noite. No sábado (10) e domingo (11), o tempo volta a abrir em Corumbá.

Em Miranda, a mínima nesta sexta-feira será de 7ºC com possibilidade de chuvas com trovoadas. No sábado, há possibilidade de geada e mais frio com mínima de 6ºC. No domingo, a tendência é que a temperatura suba sem chuva.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão Filho, o que causa a mudança no tempo em Mato Grosso do Sul é uma frente fria que chega pela região sul. Além do Estado, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão sob vigência do fenômeno.

Tempo nas outras regiões – No sul, a situação é de tempo fechado e garoa. Em Dourados, foram 3 mm e temperatura no momento é de 14,6ºC. Em Ponta Porã, o caminhoneiro Araldo Lemes, de 57 anos, destacou que a neblina é forte. Ele informou que o tempo começou a mudar na madrugada.

“Garoa, neblina e mais ou menos frio. Garoando de ter que andar com o limpador de para-brisa ligado”, declarou. Em Ponta Porã, a sensação térmica neste momento está em 6,3ºC e temperatura de 12ºC.

No outro extremo do Estado, na cidade de Chapadão do Sul, a situação relatada pela técnica de Enfermagem, Aline Santos, é de tempo seco e calor. “Hoje está mais nublado, acho que vai fazer frio, o tempo está virando”. Conforme o Inmet, a cidade marca 27ºC e índice de umidade relativa do ar de 31%.

Em Campo Grande, a temperatura de momento é 17ºC e choveu cerca de 1 mm nesta quinta-feira (8). O céu está com muitas nuvens.

Fonte: Campo Grande News

Categorias

ANÚNCIO