Início » Artesanato de MS leva prêmio em festival mundial de criatividade
Destaques

Artesanato de MS leva prêmio em festival mundial de criatividade

Artesanatos produzindos por comunidades indígenas. (Foto: Camila Vilar)

Criando pontes para as comunidades tradicionais de Mato Grosso do Sul, a Bruaca, empresa de impacto socioambiental, venceu o prêmio Brasil Criativo que integra o Festival Mundial da Criatividade. Representando o Estado, a “competição” foi entre MS, São Paulo e Amazonas.

“O Festival Mundial da Criatividade é um festival para reunir criativos com inovação, tecnologia e negócios transformadores, está sendo realizado em São Paulo. Na abertura do evento foi realizada a entrega do prêmio Brasil Criativo, ele tem dez anos, é chancelado pelo Ministério da Cultura e reconhece criativos em doze categorias”, introduz a fundadora da Bruaca, Denise Silva.

Em geral, o objetivo da empresa é mostrar que o Pantanal não tem apenas bichos, mas toda uma variedade de pessoas e culturas que continuam resistindo e criando. As conexões feitas vão desde os artesanatos produzidos até ações de etnoturismo.

Sobre o prêmio, Mato Grosso do Sul disputou na área do artesanato e, segundo Denise, o processo avaliativo leva quase um ano. Desde o chamamento, inscrição e entrevista até a entrega de documentação são vários meses.

Após a entrega e entrevistas, há seleção dos finalistas e convite para participar do evento internacional. “É o prêmio da economia criativa reconhecido pelo Ministério da Cultura. Para nós, é uma validação e fortalecimento do trabalho feito com as potências que são as comunidades tradicionais, um mercado promissor”.

Denise defende que o prêmio é mais uma prova de que a economia criativa não é apenas uma alternativa de renda, mas pode ser estratégia de transformação social.

“Além do empoderamento de comunidades marginalizadas e de garantia de bem viver para esses povos e em especial para as mulheres que são nosso público alvo. É um prêmio de muita relevância para validar as ações”.

Mais do que o prêmio, participar do evento significa se conectar com pessoas de todo o mundo, já que a curadoria é internacional. E, como Denise explica, é uma chance de garantir mais visibilidade.

Agora, após esse momento de celebração, haverá a produção de um documentário sobre o trabalho das iniciativas vencedoras. “Acreditamos que a partir daí teremos muitos desdobramentos”.

Fonte: Campo Grande News

Categorias

ANÚNCIO