Início » Carne de segunda melhor que muitas de primeira:
Gastronomia

Carne de segunda melhor que muitas de primeira:

Foto: Shutterstock

Quando pensamos em carne bovina macia e saborosa, logo vem à mente cortes de primeira. Picanha, filé mignon, alcatra, contrafilé e maminha são alguns dos exemplos. O problema é que eles são bem mais caros e, por isso, nem todo mundo pode se dar ao luxo de comprar esse tipo de carne. O jeito é apostar nos cortes de segunda mesmo, já que eles costumam ser vendidos por um preço mais acessível.

Entre tantas opções disponíveis no mercado, existe uma carne de segunda que é tão macia quanto algumas de primeira, mas que passa despercebida pelos consumidores. Quer descobrir que corte é esse? Confira a seguir!

Essa carne de segunda é mais macia, saborosa e barata que alguns cortes de primeira

O sete da paleta é um corte retirado da paleta bovina, localizada na parte dianteira do boi. Embora seja uma carne de segunda, essa carne é bastante macia e suculenta, o que a torna ideal para preparos como bifes grelhados ou na chapa. O sete de paleta também pode ser cozido lentamente, no forno ou na panela, e utilizado para o preparo de picadinhos, estrogonofe, ensopados ou carne de panela.

O sete de paleta também tem a vantagem de ser uma carne bastante versátil. Esse corte harmoniza bem com temperos com especiarias e ervas e molhos diversos, como o molho barbecue, molho de mostarda e molho béarnaise.

Por isso, se você deseja comer uma carne macia e suculenta, mas não quer gastar muito, o sete de paleta é uma ótima opção de corte de segunda. Essa carne também pode ser utilizada em preparações de churrasco, principalmente se for marinada e cozida lentamente para amaciar.

Por que as carnes de segunda são menos macias que as de primeiras?

As carnes de segunda são menos macias do que as carnes de primeira devido à sua localização. Esses cortes são retirados de áreas do boi que são mais usadas para movimento, como o ombro (paleta), a parte inferior das pernas (músculo, coxão mole), e a parte traseira (acém). Os músculos são usados com mais frequência, resultando em fibras mais densas e mais tecido conjuntivo.

Já os cortes de primeira vêm de áreas do boi que são menos usadas para movimento, como o lombo (filé mignon, entrecôte) e a parte superior das costelas. Essas partes são mais macias porque os músculos não são tão desenvolvidos e, portanto, têm menos tecido conjuntivo.

Como amaciar a carne de segunda?

Amaciar carne de segunda é uma ótima maneira de transformar cortes mais duros em pratos macios e suculentos. Uma das técnicas mais populares é bater a carne com um martelo para quebrar as fibras musculares. Isso ajuda a amolecer a peça antes do cozimento. Outro truque é preparar marinadas com ingredientes ácidos, como vinagre, suco de limão ou vinho, pois eles ajudam a quebrar as proteínas da carne.

Espalhar sal grosso sobre a carne também é uma boa maneira de amaciar a carne de segunda, principalmente se ela for usada para preparos como bifes e churrasco. O sal ajuda a quebrar as proteínas e melhora a textura da peça. Espalhe sal grosso sobre a carne e deixe descansar por pelo menos 40 minutos.

Fonte: Tudo Gostoso

Categorias

ANÚNCIO