Início » Cineasta Tiago Pedro ensina processos criativos da fotografia analógica no Campão Cultural
Cultura Destaques

Cineasta Tiago Pedro ensina processos criativos da fotografia analógica no Campão Cultural

Contar histórias com imagens. Essa é a grande paixão do fotodocumentarista Tiago Pedro. Ele veio direto do Ceará para mostrar aos participantes do Campão Cultural – I Festival de Arte, Diversidade e Cidadania, um pouco da história da fotografia analógica e suas técnicas que utiliza como método educativo para compor o seu trabalho poético com a luz. Ele veio dividir os conhecimentos que adquiriu como aluno da EICTV – Escuela Internacional de Cine y TV de Cuba, fundada por Gabriel García Marquez, lugar onde conheceu grandes nomes do cinema mundial, como Francis Ford Coppola, Abbas Kerostami e o brasileiro Cao Guimaraes.

“O cinema e a fotografia se aprende fazendo. É um ofício que não está nos livros pois o seu resultado muda de região para região. Existem diversas maneiras de pensar a fotografia analógica pois ela depende da temperatura, altitude, do tempo. E entender o analógico nos ajuda a compreender melhor a fotografia digital”, explicou o documentarista.

No primeiro dia do festival (22) Tiago Pedro mostrou diversas câmeras fotográficas e cinematográficas antigas do seu acervo pessoal e que integram o acervo do Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS-MS). “Minha intenção é ajudar as pessoas a entenderem como funcionavam estas câmeras e fazer uma reflexão acerca da imagem. O significado dessas imagens para a sociedade da época, quem fazia as fotografias, quem era retratado e a relação de poder demonstradas nas imagens”, destacou Tiago.

Segundo ele o cinema contemporâneo se inspira nestes aparatos fotográficos antigos. “Não gosto de fotos perfeitas, essa foi minha questão com professores de cinema, acho lindo o grão, o ruido, o acidente… componho com esses elementos e agradeço a surpresas que eles me dão no analógico. Procuro eles no meu processo revelando artesanalmente”.

No projeto Câmera Viajante, o cineasta Tiago Pedro está oferencendo dois cursos no Campão Cultural – I Festival de Arte, Diversidade e Cidadania. O primeiro é “Fotografia analógica para iniciantes” e o outro é “Fotografia Analógica para profissionais da área” onde apresentará seu processo criativo, os recursos que a fotografia analógica proporciona ao artista.

Os cursos estão acontecendo presencialmente de 22 a 26 de novembro das 14h às 17h no Museu da Imagem e do Som localizado no Memorial da Cultura e Cidadania, na Av. Fernando Correa da Costa, 559. As inscrições podem ser feitas no link: https://forms.gle/jKcPHTkw9oigoUX99 .

Texto: Gisele Colombo – FCMS

Fotos: Daniel Reino

Categorias

ANÚNCIO