Aulas na rede estadual de ensino serão suspensas, nesta sexta-feira (13), em Corumbá e Ladário – municípios na região oeste de Mato Grosso do Sul -, que ficam a mais de 425 quilômetros de Campo Grande. A medida foi adotada pela SED (Secretaria de Estado de Educação) a fim de evitar a exposição à fumaça que encobre a cidade.
O comunicado foi divulgado na tarde desta quinta-feira (12), horas após o aeroporto de Corumbá alternar voos e decolagens e escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) suspenderem as aulas.
A estimativa é de que as atividades sejam retomadas na segunda-feira (16), no entanto, n~]ao é descartada a possibilidade de estender o período de suspensão das aulas.
Aeroporto foi fechado por conta da fumaça
Nesta quinta-feira o aeroporto de Corumbá, administrado pela empresa Aena, opera por instrumentos, devido à quantidade de fumaça dos incêndios florestais. Voo previsto para pousar nesta manhã foi direcionado para outro destino.
Segundo a Aena, o aeroporto de Corumbá está aberto para receber pousos e decolagens, mas devido ao remanejamento, a recomendação é de que os passageiros entrem em contato com a companhia aérea para verificar a situação dos voos.
Fumaça cobre Corumbá
A área queimada no Pantanal já ultrapassa 1,9 milhão de hectares, o que corresponde a 4.615,4% a mais que os danos no ano passado. Essas informações são do Monitoramento de Incêndios Florestais, do Corpo de Bombeiros e Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
Moradores da região afirmam que está cada dia mais difícil de respirar por causa da intensidade da fumaça. Devido a essa condição, a visibilidade do Rio Paraguai pelo Porto Geral está baixa. É difícil até visualizar o outro lado da margem do rio ou embarcações.
Fonte: Midiamax
Comentar