O Fórum de Gestão Esportiva em Campo Grande proporcionou três dias intensos de aprendizado, debates e inspiração para gestores e profissionais do futebol.
Organizado pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) e liderado por Estevão Petrallás, presidente interino da FFMS, o evento trouxe ao estado renomados palestrantes do cenário esportivo nacional.
“Quero parabenizar a todos os participantes e, claro, nossos palestrantes. Vocês fazem parte de um marco para o esporte no nosso estado: o lançamento da Academia de Futebol de Mato Grosso do Sul. Esse projeto nasce de uma vontade enorme de transformar o futebol da nossa região, trazendo uma visão de gestão moderna, com capacitação e profissionalização para que nossos clubes e nossos gestores possam evoluir e, juntos, levar nosso futebol a um novo patamar”, disse o presidente.
A programação abordou temas fundamentais para o desenvolvimento do futebol, focando em profissionalização, inovação e estruturação dos clubes e projetos esportivos.
O destaque do evento foi a palestra de abertura com Genilson Rocha Santos, presidente do Grêmio Novorizontino, que apresentou o “Case Novorizontino”, uma trajetória de sucesso que levou o clube da 4ª divisão paulista até as portas da elite do Campeonato Brasileiro.
Outro momento marcante foi a palestra de Rafael Dacome, vice-presidente do Maringá Futebol Clube, que compartilhou as estratégias que levaram o clube ao acesso à Série C.
O Fórum ainda explorou questões de tecnologia e medicina esportiva com Pedro Santos, CEO da DATAMETRICS, em sua palestra sobre profissionalização e o uso de dados no futebol. Maurício Trombetta, gerente do Maringá Futebol Clube, abordou a importância de uma gestão profissional, trazendo exemplos de estruturação de um clube para o futuro.
A ação também contou com mesa redonda com tema das SAFs (Sociedades Anônimas do Futebol) no Mato Grosso do Sul. Com a presença de especialistas como Daniel Dutra e o advogado Diogo Tressoldi, a discussão trouxe perspectivas jurídicas e financeiras sobre os desafios e benefícios dessa estruturação para os clubes.
O evento também marcou o lançamento da Academia de Futebol de Mato Grosso do Sul (Academia FFMS), um projeto visionário da FFMS, que pretende capacitar gestores esportivos e transformar o futebol do estado.
“A Academia FFMS representa uma verdadeira renovação para a Federação. Com ela, damos o primeiro passo rumo a um futebol mais estruturado, com dirigentes mais preparados, e clubes que não só competem em campo, mas também ganham força fora dele. O fórum é o espaço perfeito para trocar ideias, aprender, e fazer parte dessa nova fase. A Academia é uma iniciativa estratégica que busca alinhar o desenvolvimento esportivo local às práticas de sucesso vistas em clubes de outros estados”, disse o presidente. Glauber Caldas, técnico com Licença A da CBF, e Warditon Dutra, executivo do Anápolis Futebol Clube, reforçaram a importância da formação e revelação de atletas como base para o crescimento sustentável dos clubes.
“A Academia FFMS nasce com uma missão ambiciosa, que é a de transformar o futebol do nosso estado. Sabemos que, para termos sucesso dentro das quatro linhas, precisamos estar preparados fora delas. E isso só acontece com uma gestão profissional, com as melhores práticas e com uma visão de longo prazo. O fórum foi nosso primeiro passo, proporcionando a troca de experiências, aprendermos com quem está inovando no futebol brasileiro e nos prepararmos para o futuro. O futebol é um negócio que exige não só paixão, mas investimento e boa gestão. Estamos aqui para mudar o rumo dos nossos clubes e da nossa federação, e vamos fazer isso juntos”, disse Glauber Caldas.
Com alto nível de participação e conteúdo enriquecedor, o Fórum de Gestão Esportiva se consolidou como um marco para o futebol de Mato Grosso do Sul, mostrando o caminho para uma nova era de profissionalização e inovação no esporte estadual.
Fonte: Dany Nascimento/FFMS
Comentar