Mato Grosso do Sul continua sob alerta de perigo para onda de calor e umidade na faixa dos 10%, apontam três avisos publicados pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nesta segunda-feira (19). Em meio às condições climáticas severas, alguns municípios do Estado estão nas listas de cidades mais secas e quentes do país.
Diante disso, os órgãos de saúde orientam a população redobrar os cuidados, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, bem como atividade física de alta intensidade em qualquer horário.
O Estado está sob três alertas de perigo para condições climáticas severas, com tempo muito seco e quente: Confira na imagem do mapa:
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, já é decretado o estado de atenção. Logo, com os índices na faixa de 12% para baixo, a população deve tomar mais cuidados.
Nas últimas 24 horas, cidades de Mato Grosso do Sul estiveram no ranking das 20 mais secas do país, com umidade de até 9%.
Confira a lista de cidades mais secas:
- Chapadão do Sul – 9%
- Costa Rica – 10%
- Água Clara – 10%
- Amambai – 11%
- Jardim – 11%
Além do tempo extremamente seco, a população sul-mato-grossense precisam enfrentar as altas temperaturas.
Confira a lista de cidades mais quentes:
- Água Clara – 39.8 ºC
- Aquidauana – 39,7 ºC
- Distrito de Nhumirim – 39,5 ºC
- Porto Murtinho – 39,4 ºC
- Corumbá – 39,1 ºC
- Jardim – 39 ºC
- Miranda – 38,8 ºC
- Maracaju – 38,5 ºC
Mais de 2 mil contatos de todo Mato Grosso do Sul recebem nossos boletins informativos de forma 100% gratuita pelo WhatsApp. São atualizações diárias sobre a previsão do tempo, trânsito, vagas de emprego, direitos trabalhistas, política e outras informações úteis.
Fonte: Correio do Estado
Comentar