Mato Grosso do Sul é o Estado brasileiro com a segunda maior área plantada com árvores, atrás apenas de Minas Gerais. O número reflete o crescimento do setor florestal nos últimos 20 anos.
De acordo com os dados apresentados pelo Governo do Estado, a área de floresta plantada cresceu 436%, passando de 339.772 hectares em 2010 para 1.482.421 este ano. Durante a abertura do evento “Florestas 360º”, que reúne profissionais do setor florestal do Centro-Oeste e outros estados, na manhã desta terça-feira (20), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), disse que existe espaço para mais e quer que o Estado assuma a liderança.
“Cabe ao Estado ser um facilitador, dando prioridade a um bom ambiente de negócios e assim garantir ao empresário um governo descomplicado, desburocratizado, dando competitividade ao segmento”, afirmou o governador.
Riedel ainda falou sobre os desafios do crescimento e como o Estado está se preparando. “Temos o desafio da infraestrutura, logística, com estradas, rodovias e ferrovias, assim como a formação de mão de obra, devido a baixa qualificação. Ainda tem o desafio da habitação para quem vem de fora trabalhar aqui. Faremos de tudo para as coisas acontecerem no Estado”.
Mato Grosso do Sul se tornou referência do setor florestal, tendo empresas do ramo da celulose como Eldorado, em Três Lagoas, a Suzano, a maior indústria de celulose de linha única do mundo, em Ribas do Rio Pardo, e a Arauco, que será instalada em Inocência. A cadeia produtiva florestal assume o primeiro lugar em exportação de celulose e o segundo em produção.
Fonte: Campo Grande News
Comentar