Início » Pão de forma feito com o arroz de ontem; receita sem glúten
Gastronomia

Pão de forma feito com o arroz de ontem; receita sem glúten

Crédito: Shutterstock

Em muitas receitas de pão caseiro, o preparo pode ser tão simples quanto juntar farinha de trigo, água e sal. Apesar de até existirem farinhas de trigo melhores para fazer pão do que outras, você não precisa depender do trigo para fazer pão. Outros ingredientes, como outros tipos de farinha, podem ser usados em receitas de pão sem glúten. Mas você não precisa nem depender tanto assim deles se quiser fazer um pão de arroz.

Dá para transformar o próprio arroz cru em uma “farinha” para a receita, mas se quiser mais praticidade dá para fazer um pão de arroz cozido com as sobras de arroz que tiver na geladeira. É uma receita que ainda pede um pouco de farinha para estruturar, mas ela não é a protagonista e você usa a farinha de arroz ou outra e sua preferência se quiser manter sem glúten. E ainda dá para usar todas as dicas de pão caseiro do TudoGostoso e nem precisa sovar! Aprenda como fazer um pão de arroz cozido sem glúten em casa.

Como fazer pão de arroz cozido sem glúten?

Você pode fazer pão de arroz sem glúten usando arroz cru se amolecer na água primeiro, mas com essa receita você aproveita o arroz já cozido.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de sobras de arroz cozido
  • 1 ovo
  • 1/4 xícara (chá) de óleo
  • 1/2 xícara (chá) leite morno
  • 1 e 1/2 colheres (sopa) de açúcar
  • 5 g de fermento biológico seco (metade do pacote)
  • 1 xícara (chá) de farinha de arroz
  • 1 colher (café) de sal (se o arroz não estiver salgado)

Modo de preparo

  1. Coloque o arroz cozido, o ovo e o óleo no liquidificador. O arroz pode ser cozido na hora de sobra de outra refeição, mas é importante que ele seja arroz branco normal (qualquer grão, mas sem muitos temperos ou molhos).
  2. Bata até ficar uma massa bem uniforme. Caso seu liquidificador não seja muito potente, bote o arroz aos poucos conforme bate. Reserve.
  3. Em uma tigela, coloque o leite, o açúcar e o fermento biológico para ativá-lo. Misture e deixe descansar por alguns minutos para reagir e aumentar de tamanho.
  4. Em seguida, despeje a mistura de fermento no liquidificador e bata mais até integrar bem.
  5. Despeje a massa em uma tigela e adicione a farinha de arroz e incorpore muito bem com uma espátula ou fouet. Pode usar outras farinhas ou mesmo um polvilho doce, mas a farinha de arroz é a melhor para essa receita. Pode adicionar mais farinha se ficar muito líquida ou mais leite se ficar muito seca e pesada.
  6. Caso tenha cozinhado o arroz sem temperos, adicione o sal. Caso contrário, depende de quanto tempero usou, se estiver bem salgado, não precisa de mais.
  7. Cubra o recipiente com um pano limpo úmido e deixe descansar em temperatura ambiente, mas longe do sol, até dobrar de tamanho.
  8. Depois, tire o pano e amasse a massa para tirar seu ar. Não precisa sovar, algumas pressionadas usando uma espátula ou uma colher bastam.
  9. Coloque a massa reunida em uma assadeira de pão de forma ou similar untada com óleo e farinha de arroz (ou a que tiver escolhido).
  10. Espere mais alguns minutos para terminar de crescer na forma final e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 35 minutos ou até dourar. Coma fresquinhos em fatias ou guarde na geladeira para durar mais.

Fonte: Tudo Gostoso

Categorias

ANÚNCIO