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Por trás de todo serviço público tem um servidor

Qualidade dos atendimentos reflete no dia a dia da população

Muito se falou do trabalho do SUS em meio à pandemia. Não restam dúvidas de quão importante foi cada ação executada por pessoas que se entregaram e dedicaram no combate ao vírus.

Por muitas vezes, ninguém se dá conta de que as pessoas que estão por trás destes trabalhos são servidores públicos, e mais: já pensou o quanto o nosso dia a dia é envolvido por serviços e entregas públicas? A rede escolar, o sistema de Justiça, segurança, transporte e trânsito, eleições, administração, entre tantos outros.

A qualificação e tecnologia têm colaborado diretamente para o desenvolvimento das demandas diárias dos servidores e uma consequente entrega de um trabalho mais eficiente e ágil à população. “O Estado conta com cerca de 80 mil servidores públicos estaduais, em uma gestão que incentiva os trabalhadores a buscarem qualificações e novos conhecimentos”, afirma Ângelo Motti, diretor-presidente da Fundação Escola de Governo – Escolagov.

E para contar com o avanço do funcionalismo público, há mais de duas décadas, a Escolagov oferece capacitações profissionais aos servidores estaduais. “Não há melhoria sem tecnologia. Ela está presente em nossa rotina, em nossas vidas pessoais e profissionais. Procuramos introduzir novas tecnologias, modernizar procedimentos para expandir o conhecimento de todos. Isso, no âmbito de trabalho, tem melhorado o desempenho e elevado o grau de protagonismo dos servidores”, afirma Motti.

E quem está na ponta sente a diferença e a evolução de um trabalho, comparado há 20 anos. “O ambiente de trabalho é outro, as pessoas estão diferentes. Nós mudamos muito! No dia a dia percebemos que algumas atitudes não são as melhores e revisamos os nossos atos, administrativamente falando, o que acaba tornando o serviço mais ágil e eficiente”, declara a assessora do departamento jurídico da Secretaria de Estado de Educação de MS (SED), Laura Kraemer de Mello Leão Rossi.

Mudança de atitude – A melhoria contínua traz impacto na vida de quem ganha os serviços, o que algumas vezes não é notado. Um exemplo claro de impacto é da equipe de Horácio Pereira Andrino, gerente de gestão de empreendimentos da Agência de Habitação de Mato Grosso do Sul (Agehab).

Aliado ao uso de tecnologias que organizam os processos internos, o resultado pôde ser medido em números, como a plataforma Habix que recebeu mais de 270 mil inscrições para o programa habitacional de MS. “Trabalhar em um ambiente que considere metas importantes pode fazer toda a diferença na entrega à população e, inclusive, aumentar a credibilidade desses trabalhadores perante os cidadãos”, pontua Horácio.

E mesmo como suporte final de serviços prestados em tecnologia, a Digix entende e conhece bem essa realidade. A CEO da empresa, Suely Almoas, afirma que colaborar para a inovação dos serviços públicos é essencial para todos os segmentos do país. “Atuamos há mais de 20 anos neste ramo. Para nós, contribuir com o trabalho diário do servidor levando soluções tecnológicas é muito gratificante”, afirma. “Somos mais do que prestadores de serviço, há um relacionamento diário com todos, o que os tornam pessoas muito próximas. Valorizamos o trabalho fundamental que cada um desempenha”, finaliza Suely.

O reflexo dessa atuação transforma a sociedade, afinal, antes de serem Servidores Públicos também são cidadãos que utilizam esses serviços e que estão próximos da gente, são vizinhos e amigos que prestam um trabalho fundamental para a sociedade.

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