Nesta quarta-feira (09/11), a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul participou da solenidade de entrega dos troféus referentes ao XVII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação Tecnológica, outorgados pelo Governo do Estado e pela Secretaria de Administração e Desburocratização de MS, por intermédio da Fundação Escola de Governo (Escolagov).
A iniciativa tem como objetivo promover práticas e ideias que contribuam para a modernização da gestão pública e melhoria dos serviços aos cidadãos.
Na ocasião, três policiais militares se destacaram conquistando o 1º lugar em Ideias Inovadoras Implementáveis sob o eixo social, 2º lugar em Ideias Inovadoras Implementáveis sob o eixo de gestão e o 3º lugar em Práticas Inovadoras de Sucesso sob o eixo social, entre os 104 trabalhos apresentados. A PMMS foi a instituição governamental com maior número de agraciados.
Algoritmo de Aprendizado de Máquina para Previsão de Crimes em Mato Grosso do Sul
Aplicar algoritmos de aprendizado de máquina para previsão de crimes utilizando-se dos dados armazenados no sistema SIGO. O aprendizado de máquina é uma subárea da Inteligência Artificial, na qual os algoritmos são treinados com os dados dos acontecimentos passados, podendo aprender com eles e realizar a previsão de eventos futuro. Com o aprendizado de máquina é possível prever, por exemplo, no caso da tarefa de regressão, a quantidade de roubos que terá em uma cidade, baseado na quantidade de abordagens, prisões de foragidos, recuperação de veículos, operações que a polícia militar realizar, pois essas entre outras variáveis contribuem para o aumento ou a diminuição do crime de roubo. Também é possível prever, a partir do aprendizado de máquina para tarefa de classificação, a probabilidade de um fato ocorrer, ou seja, os algoritmos aprenderiam com as experiências passadas e, dado o mês, dia da semana, bairro, rua, período do dia, é possível prever a possibilidade de um determinado crime ocorrer.
O monitoramento eletrônico de pessoas como método de prevenção de crimes
O projeto apresentado propõe a conjugação dos esforços entre a Polícia Militar, no georreferenciamento das viaturas, e locais de ocorrências, juntamente com a AGEPEN no georreferenciamento de pessoas monitoradas, principalmente no que se refere aos autores de crimes contra as mulheres e autores de crimes de furto, que são monitorados eletronicamente. Em suma, pretende-se reunir num só local (preferencialmente no CIOPS) o controle da força policial e o acompanhamento de monitorados. Com isso, espera-se como resultado o atendimento mais célere das ocorrências contra mulheres e a redução dos crimes de furto.
OCOP – Programa Obtenção de Capacidade Operacional Plena
Visa potencializar a capacidade de atendimento das demandas sob a competência da Polícia Militar. Pelo aprimoramento da atividade-fim – Atendimento ao Cidadão, distribuição Setorial de Viaturas e Efetivo – Definição de Parâmetros Técnicos, e aprimoramento do controle, fiscalização e supervisão das ações e operações – Gestão de Desempenho Operacional.
Pela metodologia do Programa OCOP – Obtenção de Capacidade Operacional Plena todas as regiões urbanas da capital são atendidas com planejamento tendo como base as estatísticas criminais, o levantamento de inteligência e as demandas da comunidade, o que proporciona um atendimento mais aproximado com o cidadão.
A capital, dentro de suas 7 regiões urbanas (Centro, Prosa, Segredo, Imbirussu, Lagoa, Anhanduizinho e Bandeira), foi dividida em 37 setores de policiamento o que garante uma maior proximidade da comunidade com a Polícia Militar, proporcionando maior presença e consequentemente prevenção e também diminuindo o tempo-resposta de atendimento ao cidadão.
O Programa OCOP faz parte do Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (PMMS) e no Plano de Governo do Governador eleito, contribuindo assim decisivamente com o aperfeiçoamento da gestão pública.
A média de atendimentos no segundo semestre contabilizando 2019 e 2020 foi de 43 mil atendimentos totais, o que corresponde a uma média mensal aproximada de 7.167 atendimentos e diária de 239 atendimentos. No segundo semestre de 2021 com o OCOP foram aproximadamente 52 mil atendimentos, correspondendo a uma média mensal de 8.667 e diária de 289 atendimentos. São 9 mil atendimentos a mais no semestre, média de 1.500 a mais no mês e 50 a mais por dia. Resumindo mais atendimento e com mais qualidade ao cidadão.
Programa que trabalha diretamente na entrega de qualidade ao cidadão sul-mato-grossense.
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social da PMMS
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