Cidades

Hackathon leva alunos de Rochedinho a criar soluções para horta escolar

Cerca de 50 estudantes da Escola Barão do Rio Branco participam de hackathon do Parktec CG com Sebrae e Semed para melhorar a horta da unidade.

Maquete de horta e caderno de ideias simbolizando inovação escolar. Ilustração gerada por IA — Acontece MS.

Cerca de 50 estudantes da Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, no distrito de Rochedinho, participam do Hackathon Crianças em Ação – Edição Agro, realizado nesta segunda-feira (26), das 8h às 17h, e nesta terça-feira (27), até as 12h, conforme informações da CGNotícias. A iniciativa é promovida pelo Parque Tecnológico de Campo Grande (Parktec CG), em parceria com o Sebrae e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), e desafia os alunos a desenvolver soluções para melhorar a horta da unidade escolar. Divididos em dez equipes, estudantes do 6º ao 9º ano trabalham em propostas para resolver problemas identificados no cultivo e na manutenção da horta, como irrigação, adubação e armazenamento de materiais, aprendendo metodologias de inovação para identificar dificuldades, elaborar soluções e apresentar suas ideias a uma banca avaliadora.

Segundo a CGNotícias, Luan Argemonon, membro do Parktec CG, explicou que o desafio é definido a partir de um levantamento feito com os próprios alunos, que apontam as dificuldades enfrentadas no dia a dia; as respostas são analisadas pela equipe do Parque Tecnológico e discutidas com os professores para definir o tema da atividade. O professor de inovação do Sebrae, Marcelo Siqueira, destacou que a proposta estimula os estudantes a pensar em alternativas viáveis para problemas reais, podendo envolver tecnologia ou melhorias simples e econômicas nos processos já existentes. Estudantes como Murilo Rodrigues Garcia, de 13 anos, e Ronan Rodrigo, de 14 anos, relataram que a experiência tem sido positiva por estimular o trabalho em equipe e mostrar que pequenas mudanças podem fazer diferença. Ao final, as equipes apresentarão os projetos a uma banca formada por representantes da escola, integrantes do ecossistema de inovação de Campo Grande e especialistas, e as três equipes com as melhores avaliações serão premiadas com um celular para cada integrante, totalizando 15 estudantes contemplados. Esta é a segunda edição do projeto, iniciado em 2025, quando a atividade ocorreu nas dependências do Parque Tecnológico; neste ano, a metodologia foi levada diretamente à escola, aproximando o aprendizado da realidade dos estudantes e incentivando o protagonismo juvenil por meio da inovação.

Com informações de CGNotícias.

Tempo na região

Previsão do tempo

Carregando previsão para Campo Grande…

Dados: MET Norway · CC BY 4.0 · Previsão por modelo, resumida por Acontece MS.