Início » Correções solicitadas pela Anac devem ficar prontas na 1ª quinzena de agosto, diz Exército
Destaques

Correções solicitadas pela Anac devem ficar prontas na 1ª quinzena de agosto, diz Exército

Foto: Dourados News

As correções solicitadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para que a pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, fique, enfim, operável, devem terminar na primeira quinzena de agosto. A previsão é do CMO (Comando Militar do Oeste).

O local está fechado desde 1º de maio de 2021, quando o 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) do Exército Brasileiro iniciou a reforma e ampliação no espaço destinado para os pousos e decolagens.

Conforme apurado pelo Dourados News, as adequações dizem respeito às mudanças de posicionamento de placas e luminárias, nivelamento do solo com as caixas de concreto, além do envio de informações adicionais de projeto relacionadas ao “As Built” [maneira como foi construída a obra].

Também há necessidade do encaminhamento de especificação técnica de materiais construtivos e a adequação da sinalização horizontal do indicar do vento. “A previsão é que esteja tudo resolvido até a primeira quinzena de agosto”, relatou a assessoria de imprensa do CMO.

Ainda conforme o Comando, as adequações são importantes para o processo de homologação do Aeroporto, “mas não impactam no prazo do processo”, reitera.

Plano de segurança

Nesta semana, o local obteve as aprovações dos planos de segurança necessários para dar sequência aos trâmites de operação.

As autorizações foram assinadas pelo diretor do Instituto de Cartografia Aeronáutica, tenente-coronel aviador Devilan Dutra Paulon Júnior.

Conforme a portaria datada de 25 de julho e publicada na edição de quarta-feira (30/7) do DOU (Diário Oficial da União), foram aprovados tanto o PBZPA (Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo), quanto o PZPANA (Plano de Zona de Proteção de Auxílios à Navegação Aérea).

Em resumo, esses planos observam conjuntos de superfícies limitadoras de obstáculos [árvores, construções, etc] no entorno dos aeroportos. Ou seja, trata-se de mais uma das medidas de segurança para aeronaves e passageiros.

Entrega

O 9º BEC entregou oficialmente as obras do Aeroporto de Dourados em 19 de julho, mais de três anos depois de iniciar os trabalhos no local.

Agora a administração municipal passa a correr contra o tempo buscando as aprovações da parte burocrática da pista, deixando o aeródromo em condições de receber aeronaves comerciais.

Mudanças

Com o contrato já assinado, a gestão do aeroporto será repassada à Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

O processo de transição teve início e nos próximos dias a empresa realizará as primeiras contratações para atuar em Dourados.

Entre os serviços iniciais a serem prestados constam o Canal de Inspeção, operação da EPTA (Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego) e serviços ambientais.

Fonte: Dourados News

Categorias

ANÚNCIO