Com expectativa de reunir mais de 3 mil atletas, a segunda etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul teve início na noite desta quinta-feira (1º), na Concha Acústica Helena Meirelles, instalada no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Neste ciclo, competem estudantes de 15 a 17 anos.
Ao todo, estudantes de 54 municípios participam do evento, que segue até o dia 19 de agosto. Os classificados na fase estadual representarão Mato Grosso do Sul na etapa nacional, organizada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), que acontece no mês de novembro, em João Pessoa (PB).
Karina Quaini, diretora de Gestão de Políticas de Formação Esportiva da Fundesporte (Fundação Estadual de Desporto e Lazer), descreveu os Jogos Escolares como uma preparação ao futuro dos atletas sul-mato-grossenses.
“Estamos pensando lá na frente, como nos torneios de grandes metrópoles. Temos uma estrutura que atende mais de 1,5 mil pessoas por dia. E isso não fomenta somente o esporte, temos cerca de 5 mil pessoas hospedadas na nossa hotelaria, além de outros requisitos preparados exclusivamente para contribuir no rendimento dos nossos atletas, para que eles só se preocupem em competir”, finalizou.
“Nós estamos bastante ansiosos devido a importância dos jogos e o tamanho desse torneio. Estamos próximos de presenciar um dos maiores jogos escolares de Mato Grosso do Sul, se não o maior”, discorreu Celso Ferreira Arantes, técnico da seleção feminina do atletismo de Campo Grande, de 48 anos.
Para a imprensa, o governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou a importância da prática esportiva para a população em meio aos Jogos Olímpicos de Paris. “Acho que no momento que a gente vive a Olimpíada, dá muita esperança e expectativa dessa garotada e poder ter uma formação esportiva de competição, de formação de caráter e é um movimento que envolve o estado inteiro”, disse.
Ainda segundo o gestor tucano, “é agora que o bicho pega, a onça bebe água, como a gente fala aqui no Mato Grosso do Sul”, ao referir-se aos esportes do torneio. Neste primeiro bloco, de 1 a 5 de agosto, acontecerão as disputas individuais de atletismo, badminton, ciclismo, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling (luta olímpica).
O segundo bloco, de 5 a 12 de agosto, incluirá modalidades coletivas como voleibol e handebol, em suas primeiras e segundas divisões. De 12 a 19 de agosto, o terceiro bloco também será dedicado às modalidades coletivas, com basquetebol e futsal. Finalmente, de 16 a 19 de agosto, haverá competições de ginástica artística, ginástica rítmica, natação e xadrez.
Fonte: Campo Grande News
Comentar