Mato Grosso do Sul segue sob alerta vermelho de grande perigo para a baixa umidade do ar e onda de calor. Nesta terça-feira (3), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou quatro alertas e, entre os mais severos, está o de umidade do ar abaixo dos 8% e calor de 5 °C acima de média.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, já é decretado o estado de atenção. Logo, com os índices na faixa de 12% para baixo, a população deve tomar mais cuidados.
Diante disso, os órgãos de saúde orientam a população a redobrar os cuidados, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, bem como atividade física de alta intensidade em qualquer horário.
Conforme alertado, o tempo extremamento seco e quente também é predominante em quase todo o país. Os termômetros podem registrar calor de até 40 graus nesta semana em Dourados. Confira no mapa as áreas de perigo:
Previsão do tempo
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as temperaturas estarão em elevação e acima da média para o período, com máximas que podem atingir entre 38°C e 41°C.
Campo Grande amanheceu com mínimo de 21°C e atinge máxima de 36°C. Em Dourados, a mínima é de 18°C e a máxima é semelhante à capital. Na região Sul-Fronteira, os valores em Ponta Porã variam entre 19°C e 33°C. Iguatemi, no Leste, tem mínima de 19°C e máxima de 35°C.
Os termômetros em Paranaíba, na região do Bolsão, marcam 19°C inicialmente e chegam aos 37°C à tarde. Em Três Lagoas, a mínima prevista é de 20°C e a máxima atinge os 35°C. No norte do Estado, Coxim amanhece com 20°C e tem 37°C nos horários mais quentes.
No Pantanal, Corumbá tem mínima de 23°C e máxima de 37°C, já no município de Aquidauana as temperaturas variam entre 21°C e 39°C. Na região sudoeste, Porto Murtinho tem 22°C pela manhã e registra 38°C ao longo do dia.
Fonte: Midiamax
Comentar