Início » Cidades da região norte de MS não registram chuva há mais de 100 dia
Tempo

Cidades da região norte de MS não registram chuva há mais de 100 dia

Terra seca no Morro do Ernesto, zona rural de Campo Grande (Foto: Osmar Veiga)

Mato Grosso do Sul tem ao menos quatro cidades que não registram chuva há mais de 100 dias. Todas elas estão na região norte do Estado. Os dados constam no Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e no boletim mensal do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul). Os municípios são Cassilândia, Costa Rica, Rio Verde de Mato Grosso e Chapadão do Sul.

Os dados disponíveis pelo Inmet indicam que o maior período de seca no Estado é em Cassilândia, distante a 419 km de Campo Grande. São 149 dias, quase cinco meses sem um pingo de gota cair. Nesse período, o menor índice de umidade relativa do ar no período foi de 8% no dia 3 de setembro.

A situação é bem semelhante em Chapadão do Sul e Costa Rica. As duas estão praticamente com o mesmo período sem chuva com 108 e 107 dias respectivamente. A última vez que choveu nas cidades foi no final de maio. Já as menores umidades estão empatadas em 8%.

Os menores índices de umidade relativa do ar não foram nas cidades citadas anteriormente. Neste ano, conforme os dados do Inmet compilados pela reportagem, mostram que as mínimas foram de 7% em Paranaíba, Coxim e Sonora.

A situação em Campo Grande é de muita fumaça, com tempo seco, baixa umidade e muito calor. A Capital não recebe chuva desde o seu aniversário de 125 anos, no dia 26 de agosto. A menor umidade do ar na cidade foi no dia 10 de setembro (última terça-feira) com 10%.

Outros municípios que tiveram umidades abaixo de 12% no ano registradas no Inmet, ou seja, apresentaram situação de emergência com risco de vida, estão na lista abaixo:

Com 8%: Água Clara; Porto Murtinho; Amambai; Miranda.
Com 9%: São Gabriel do Oeste, Corumbá (Nhumirim – Nhecolândia); Jardim; Bataguassu
Com 10%: Aquidauana; Corumbá; Sidrolândia; Campo Grande;
Com 11%: Maracaju, Dourados e Ivinhema.

Fonte: Campo Grande News

Categorias

ANÚNCIO