Início » “Nunca vi isso”: moradores registram chuva escura em Eldorado
Destaques

“Nunca vi isso”: moradores registram chuva escura em Eldorado

Fonte: Reprodução/Campo Grande News

O fenômeno da chuva escura chegou na manhã deste sábado (14) na região de Eldorado, a 442 km de Campo Grande, região sul do Estado. Moradores chegaram a registrar em vídeo o fenômeno que surgiu devido a fumaça das queimadas que tem assolado o Pantanal e o Cerrado.

O flagrante foi registrado pelo agricultor Renato Penasso por volta das 5h40 deste sábado, quando a chuva começou na cidade. Após deixar o balde em um local aberto por cerca de dez minutos, ele logo percebeu a coloração escura da água.

“A fumaceira estava tão intensa que não dava para enxergar a 1 km de distância. Quando vi que começava a chover em alguns pontos, peguei um balde branco e coloquei lá fora. Só caiu água da chuva, e ela ficou com essa cor escura”, relata Renato, que testemunhou o fenômeno pela primeira vez. “Moro aqui há 37 anos e nunca vi algo assim”, explica.

No vídeo, o morador de Eldorado faz uma comparação entre dois copos com água: um contém água da torneira, que não apresenta coloração, e o outro, água da chuva, que tem uma coloração amarronzada.

A irmã de Renato, a dona de casa Leticia Penasso, que também mora na cidade, relatou que a chuva caiu na manhã de hoje e que, pela primeira vez, presenciou o fenômeno da “chuva escura”. Ela observou o balde branco cheio de água da chuva, mas com um aspecto mais escuro.

De acordo com o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Olivio Bahia, o fenômeno acontece quando as partículas de fumaça e poluentes em suspensão na atmosfera são lavadas pela chuva, misturam-se às gotas gerando a coloração escurecida.

“Precisa chover de forma mais continua para a fumaça se dissipar. Porque não é fumaça só de queimadas em Mato Grosso do Sul, tem fumaça de queimadas que vem da Amazônia, da Bolivia, Paraguai”, explica o meteorologista.

Importante mencionar que nessa condição, a chuva pode poluir as águas superficiais e a vegetação e a água eventualmente captada é imprópria para consumo humano, por causa da presença de contaminantes nocivos à saúde.

Fonte: Campo Grande News

Categorias

ANÚNCIO