Início » Diplomação lota Câmara e Marçal Filho diz que ‘primeira vontade’ é cuidar da saúde do município
Destaques

Diplomação lota Câmara e Marçal Filho diz que ‘primeira vontade’ é cuidar da saúde do município

Marçal Filho comemora após ser diplomado em solenidade nesta quarta-feira na Câmara Municipal; Foto: Divulgação

Na noite desta quarta-feira (18), foi realizada a cerimônia de diplomação dos eleitos no pleito de outubro de 2024 em Dourados. O evento, promovido pela Justiça Eleitoral, aconteceu no plenário da Câmara Municipal, anexo ao shopping Avenida Center, e foi presidido pela juíza Ana Carolina Farah Borges da Silva, da 43ª Zona Eleitoral, e pelo juiz Eduardo Floriano Almeida, da 18ª Zona Eleitoral.

Na ocasião, o prefeito eleito Marçal Filho (PSDB), a vice-prefeita eleita Gianni Nogueira (PL), os 21 vereadores e os suplentes de cada coligação ou partido receberam seus diplomas, marcando o reconhecimento oficial de que estão aptos a assumir os respectivos cargos a partir de janeiro de 2025. O ato de diplomação é uma etapa essencial no processo eleitoral, realizada após a apuração dos votos e o trânsito em julgado dos resultados.

Em entrevista ao Dourados News, Marçal Filho destacou a saúde como prioridade em sua gestão. Ao ser questionado sobre a primeira ação que tem vontade de realizar ao assumir o gabinete, afirmou que a “primeira vontade é cuidar da saúde, estamos fazendo um grande plano para melhorar o atendimento da saúde à população. Essa é a maior demanda, foi a reivindicação que eu recebi desde antes da pré-campanha e da campanha, era o que a população mais reclamava e continuam até hoje as reivindicações. Tenho uma equipe e estou confiante nessa equipe para melhorar muito o atendimento que hoje está sendo oferecido”.

Sobre o diagnóstico da situação financeira e administrativa em que se encontra a prefeitura, ele preferiu não se aprofundar. “Eu não vou falar nada a respeito disso agora porque nós não concluímos a transição, nós ainda estamos dialogando com a equipe da atual gestão. Posteriormente a isso é que eu vou ter o diagnóstico real da prefeitura e algumas coisas evidentemente que ficarão para o início do ano quando tomarmos pé da situação”.

Em relação aos nomes para o secretariado, Marçal revelou que as definições ainda estão em andamento. “O secretariado, parte dele, só eu sei e ninguém sabe. A outra parte eu não decidi ainda, só farei o anúncio quando estiver empossado”, afirmou.

Gianni Nogueira, vice-prefeita eleita, também comentou suas expectativas para a gestão. “Nossa expectativa é muito boa, trabalhamos muito esse ano para estar nesse lugar. Dourados tem grandes problemas, por isso temos grandes responsabilidades e grandes desafios, mas estamos trabalhando para solucionar todos eles”, disse.

Sobre o protagonismo feminino na administração, ela afirmou que “as mulheres têm um olhar tão precioso, ainda mais na gestão pública, que se trata de você cuidar de pessoas, famílias, temos lugar de protagonismo de desempenhar aquilo que está dentro do coração. Vejo grande campo fértil para atuação feminina dentro da política, trazendo mudanças que precisam ser efetuadas”.

O atual presidente da Câmara, vereador Laudir Munaretto, avaliou positivamente o trabalho realizado na última legislatura e mostrou otimismo com a renovação de 50% das cadeiras na Casa. “A avaliação é mais que positiva, tivemos quatro anos com todos os vereadores trabalhando no sentido de beneficiar nossa cidade, fazendo as fiscalizações e atendendo à comunidade da melhor forma possível. Enquanto presidente, fizemos nosso trabalho de administrar a Casa de Leis. Para a nova legislatura, a expectativa é das melhores possíveis. Tivemos eleitos representantes de todas as classes, que o objetivo de contribuir para a população de Dourados consiga ser atingido por cada um que esteja entrando”, declarou.

Com a diplomação, os eleitos estão oficialmente habilitados para assumir seus cargos e dar início a uma nova fase na administração pública de Dourados a partir de janeiro de 2025.

ELEITOS

Marçal Filho, que tem como vice Gianni Nogueira, foi eleito em Dourados com 60.418 votos.

A Câmara de Dourados contará com 21 vereadores, a partir de 2025, entre eleitos e reeleitos. Veja a lista:

Isa Marcondes (Republicanos) – eleita

Franklin Schmalz (PT) – eleito

Jânio Miguel (PP) – reeleito

Dalton (PL) – eleito

Marcelo Mourão (PL) – reeleito

Daniel Júnior (PP) – reeleito

Elias Ishy (PT) – reeleito

Laudir Munaretto (MDB) – reeleito

Edson Souza (União) – eleito

Sergio Nogueira (PP) – reeleito

Sargento Prates (PL) – eleito

Márcio Pudim (PSDB) – reeleito

Cemar Arnal (PP) – reeleito

Karla Gomes (Podemos) – eleita

Dil do Povo (União) – eleito

Pedro Pepa (União) – eleito

Ana Paula (Republicanos) – eleita

Alex Cadeirante (PSDB) – eleito

Liandra da Saúde (PSDB) – reeleita

Rogerio Yuri (PSDB) – reeleito

Inspetor Cabral (PSD) – eleito

POSSE

A cerimônia de posse dos eleitos será no dia 1º de janeiro de 2025, com início às 8 horas, na Câmara Municipal.

Fonte: Dourados News

Categorias

ANÚNCIO