Início » Filiado ao Podemos Ewerton Brito diz que não quer envolvimento político na OAB
Região

Filiado ao Podemos Ewerton Brito diz que não quer envolvimento político na OAB

Com a proximidade das eleições da OAB, entidade que exerce papel importante na sociedade é natural que a postura adotada pelos candidatos e chapas, que concorrem ao pleito, ganhe relevância e movimente a classe na tentativa de conquistar votos. O mesmo acontece com discursos incoerentes que podem surtir exatamente efeitos contrários.
O candidato à presidência da 4ª Subseção da OAB Dourados e Itaporã, Ewerton Brito, que em matéria de lançamento da chapa usou como discurso “que irá retirar a Ordem das mãos dos políticos” e que teria estabelecido como um dos critérios para escolha dos membros da chapa o “não ter envolvimento político ou partidário” (1), na verdade há mais de uma década está diretamente envolvido com o meio político. Encontra-se filiado ao Partido Podemos desde 04 Abril de 2020 (vide foto do documento oficial abaixo), já foi filiado ao Patriotas e também ao PSD, onde ocupou, em 2011, o cargo de tesoureiro do partido junto com o companheiro de grupo de Ordem e suplente de Conselheiro Federal Afeife Hajj, o qual na época era o presidente do referido partido.

No grupo de Brito estão ainda dois ex-presidentes da OAB que usaram o escritório de advocacia para fazerem reuniões políticas e pedirem voto para o então candidato a prefeito de Dourados, Barbosinha. Existe inclusive áudio de Felipe Azuma, encaminhado para advogados pelo whatsapp, fazendo convite para reunião política no escritório dele e de Brito, e pedindo voto para o candidato.

Aliás, o próprio Brito participou ativamente naquelas eleições municipais, utilizando seu conhecimento no meio jurídico para encaminhar mensagens de cunho político pelo whatsapp. Um colega advogado, que pediu para não ser identificado, compartilhou o convite feito a ele, na época, para “Uma reunião para falar de política e do futuro da nossa cidade. Vai estar presente o Barbosinha, uma oportunidade de ouvir ele, questioná-lo e até estreitar os laços.”.

Outro apoiador de Brito é o advogado Fernando Duque Estrada, também ex-presidente da OAB Dourados/Itaporã. As fotos abaixo postadas nas redes sociais do candidato, confirmam o uso do escritório de advocacia para fazer campanha político-partidária nas últimas eleições municipais em favor de Barbosinha.

Já o representante da Chapa 10 – A Mudança não Pode Parar, Beto Teixeira, que vem sendo criticado pela chapa de Brito, por envolvimento político, na verdade nunca foi filiado a nenhuma sigla partidária e jamais usou o escritório de advocacia para fazer campanha eleitoral e pedir votos para candidatos.

Apesar de não ter envolvimento político partidário, em seus materiais de campanha Beto Teixeira defende que o advogado tenha liberdade de exercer a profissão em qualquer esfera e jamais seja criticado por prestar serviço para Prefeituras, Câmaras de Vereadores e até Partidos Políticos.

 

Referências:
Matéria publicada às 8h58, do dia 25 de outubro 2021, no site Douradosnews.

Categorias

ANÚNCIO