Início » Meteorologia reduz chance de chuva para a próxima semana em MS
Geral

Meteorologia reduz chance de chuva para a próxima semana em MS

Chuva não é mais garantia no estado após meteorologia reduzir chances - Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Um período de chuva muito aguardado pelos sul-mato-grossenses deve ser adiado mais uma vez. Pelo menos, é o que prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Climatempo para os próximos dias.

No meio da semana, a população “se animou” para um possível frente fria e precipitações de 20mm que chegariam no estado, principalmente na região sul do território pantaneiro, na última semana do mês. Porém, a previsão mudou e agora as chances de chuva caíram consideravelmente, além da queda de temperaturas ter desaparecido.

“Entre os dias 29 e 30 de julho, a aproximação e o avanço de uma frente fria deverá favorecer aumento de nebulosidade e leve queda das temperaturas em Mato Grosso do Sul. São esperadas mínimas entre 13-15°C, principalmente na metade sul do estado. Há probabilidade para pancadas de chuvas nas regiões extremo sul, sudeste e sudoeste do estado”, afirmou o Centro de Monitoramento de Tempo e do Clima do Mato Grosso do Sul (Cemtec) no último boletim.

Hoje, o Climatempo aponta apenas 15% de chance de chuva para segunda-feira (29) e terça-feira (30) em Dourados. Ivinhema varia com probabilidade de 8% a 13%. Porém, Ponta Porã, Naviraí e Sete Quedas, cidades do extremo sul do estado, apresentaram altas chances de precipitação, com 31%, 31% e 41%, respectivamente. Nessas cidades a temperatura média vai cair um pouco, variando entre 16°C e 25°C.

A partir de quarta-feira (31), estes municípios devem voltar a ser atingidos pelo costumeiro calor e nenhuma chuva. Já nas demais regiões do Mato Grosso do Sul, o calor e a seca devem permanecer, apenas com uma leve queda na temperatura mínima.

Umidade baixíssima

Nesta sexta-feira (26), 16 cidades do estado apresentaram umidade relativa do ar abaixo dos 20%, com destaque negativo para Sonora (15%), Coxim (16%) e Três Lagoas (16%), o que se enquadra no Estado de Alerta, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Os cuidados a serem tomados são:

Estado de Alerta (12 a 20%)

  • Observar as recomendações do estado de atenção;
  • Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
  • Evitar aglomerações em ambientes fechados;
  • Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Para este sábado (27) o Inmet emitiu um aviso de alerta laranja para 59 cidades do Mato Grosso do Sul. “Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”, diz o Instituto. Ainda, dão instruções para a população destes municípios, sendo eles:

  • Beba bastante líquido.
  • Atividades físicas não são recomendadas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: Correio do Estado

Categorias

ANÚNCIO