Início » Primeiro curso de criação de abelhas sem ferrão vai ocorrer no Parque das Nações
Agro Sub Destaque

Primeiro curso de criação de abelhas sem ferrão vai ocorrer no Parque das Nações

O meliponário do Parque das Nações Indígenas vai se transformar em uma grande sala de aula ao ar livre no próximo domingo (30). Pela primeira vez, o local terá um curso aberto ao público de criação racional de abelhas nativas sem ferrão. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

Inaugurado no fim de janeiro, o espaço já recebeu visitas guiadas e capacitações fechadas, mas agora a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) estende a oportunidade a todos os amantes da meliponicultura, seja por interesse econômico ou hobby. O evento será realizado o dia inteiro com intervalo para o almoço (das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30).

Na parte teórica, os alunos aprenderão sobre as características das diferentes espécies de abelhas nativas sem ferrão e quais são aquelas que podem ser criadas em Mato Grosso do Sul. A aula inclui ainda orientações sobre como iniciar o plantel e qual a documentação necessária para tal.

Em seguida, haverá aula prática de confecção de iscas para captura das abelhas. Por isso, pede-se que os participantes levem uma garrafa pet com capacidade de no mínimo um litro. Dessa forma, além do conhecimento, já poderão instalar a armadilha e, seguindo as orientações dos instrutores corretamente, obter o primeiro enxame.

A professora será a zootecnista Jovelina Maria de Oliveira, da Agraer. Juntamente com a Alespana (Associação Leste Pantaneira de Apicultores), ela é uma das idealizadoras do meliponário e responsável por monitorar os enxames do Parque das Nações.

O curso é de graça e tem apenas 20 vagas. Para fazer a inscrição, basta ligar no telefone 3318-5137. Cancelamento somente em caso de chuva.

Ricardo Campos Jr, Comunicação Agraer
Fotos: Divulgação/Agraer

Categorias

ANÚNCIO