1. Mato Grosso do Sul e localizado ao sul da região Centro-Oeste. Sua capital e maior cidade é Campo Grande.
2. Constituía a parte meridional do estado do Mato Grosso, do qual foi desmembrado por lei complementar de 11 de outubro de 1977 e instalado em 1 de janeiro de 1979.
3. As pessoas nascidas no estado são chamadas de sul-mato-grossenses.
4. É o estado-símbolo do tereré (semelhante ao chimarrão, mas frio) e maior produtor de erva-mate da Região Centro-Oeste do Brasil.
5. Naplanície do Pantanal, no oeste do estado, durante o período de cheias do Rio Paraguai, vira a maior região alagadiça do planeta, lá se combinam vegetações de todo o Brasil (até mesmo da Caatinga e da Floresta Amazônica).
6. Sua economia está baseada na produção rural (animal, vegetal, extrativa vegetal e indústria rural), indústria, extração mineral, turismo e prestação de serviços.
7. Atualmente é o segundo maior exportador de carne bovina do país.
8. É mundialmente conhecido por sua biodiversidade, encontrada principalmente no Complexo do Pantanal e no Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
9. A cidade de Bonito a 257 km de Campo Grande, pitoresca e simpática, é vista por muitos como o novo portão de entrada do Pantanal sul-mato-grossense.
10. A Gruta do Lago Azul, situada em Bonito, foi descoberta em 1924. Tombada como patrimônio Histórico do Estado de Mato Grosso do Sul, acredita-se que sua formação consumiu cerca de 400 milhões de anos.
11. Possui significativas jazidas de ferro, calcário, mármore, manganês e estanho.
12. O Rio Paraguai integra o estado com os países vizinhos Paraguai e Argentina, e com Mato Grosso pelo porto de Cáceres.
13. Os principais produtos transportados no rio são: minérios de ferro e de manganês, cimento, madeira, derivados de petróleo e gado em pé.
14. O povo Terena é formado por indígenas que ocupam áreas entre Campo Grande, ao leste, e o Rio Miranda, ao oeste. Residem em mais ou menos vinte aldeias.
15. A culinária da região conta com famosos pratos como: o arroz carreteiro, o arroz boliviano, feito com banana, cebola e queijo ralado, a carne de capivara e a carne de jacaré entre outros.
Fonte: Netsaber
Comentar