Equipes de brigadistas estão recebendo um suporte importantíssimo no combate aos incêndios do Pantanal. A empresa PW Tech doou ao Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – Prevfogo/Ibama uma máquina de tratamento móvel com placas solares acopladas, que possibilita o tratamento e acesso à água potável em qualquer lugar onde os brigadistas estão atuando.
Segundo a Ecoa, o sistema de tratamento móvel é um avanço tecnológico que facilita o acesso à água potável em regiões remotas e desafiadoras do Pantanal.
“A capacidade de fornecer água limpa no local de trabalho é essencial para manter a saúde e a eficiência dos brigadistas em campo, especialmente durante intensas batalhas contra os incêndios”, explica em artigo publicado a Ecoa.
Devastação – Segundo o la Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ), o fogo já destruiu 1,3 milhão de hectares do Pantanal, o que representa 8,7% do bioma desde o início de 2024.
A instituição ainda publicou na tarde dessa segunda-feira (5), um alerta de perigo meteorológico de fogo para a Bacia do Alto Paraguai, até o dia 10 de agosto. Os dados divulgados mostram que a maior parte da região apresenta risco extremo de uma ignição se tornar um incêndio de grandes proporções, com “difícil combate até por meios aéreos, alta velocidade de propagação”, destaca a nota.
Fonte: Campo Grande News
Comentar