Início » Morre Armando Freitas Filho, um dos maiores poetas do Brasil, aos 84 anos
Variedades

Morre Armando Freitas Filho, um dos maiores poetas do Brasil, aos 84 anos

Armando Freitas Filho. (Reprodução)

O poeta Armando Freitas Filho, um dos escritores mais relevantes na literatura brasileira, morreu aos 84 anos. A Companhia das Letras confirmou a notícia, nesta quinta-feira (26). Em breve, a editora publicará o último livro do autor, intitulado ‘Respiro’. A causa da morte, contudo, não informada.

O poeta nasceu em 1940, no Rio de Janeiro. Em 1963 publicou sua primeira obra de poesia, com o título ‘Palavra’. Em 1979, publicou o ensaio Poesia vírgula viva, no livro Anos 70 – Literatura. Nele, fez um panorama da poesia brasileira desde os anos 50.

Em 1963 recebeu o Prêmio Jabuti, com seu livro 3×4. Já nos anos 2000, Freitas Filho conquistou o prêmio Alphonsus de Guimarães, com o livro Fio terra. Em 2003, publicou Máquina de escrever — poesia reunida e revista.

A poeta Alice Sant’Anna, editora de Freitas Filho na Companhia das Letras, lamentou a morte do escritor. “Armando era um dos maiores poetas brasileiros em atividade. Sua poesia fala sobre o amor, a morte, a casa, o ofício de escrever, o Rio de Janeiro. Seu legado é gigantesco e continua vivo em cada poema seu”, disse.

Fonte: Midiamax

Categorias

ANÚNCIO