Mato Grosso do Sul está se consolidando como referência no chamado “vale da celulose” e pode ganhar mais uma fábrica em Água Clara. Isso se deve à recente solicitação da Bracell ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), que pediu um estudo de viabilidade para a instalação de uma nova planta.
A nova fábrica terá capacidade para produzir 2,8 milhões de toneladas e será localizada a cerca de 15 km do município de Água Clara. O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado do Meio Ambiente, Jaime Verruck, por meio das redes sociais.
O protocolo ocorreu durante uma reunião com o governador Eduardo Riedel (PSDB), o secretário Jaime Verruck e representantes da Bracell, que atua em Mato Grosso do Sul por meio da MS Florestal.
“Depois de um longo período de negociação a solicitação de um termo de referência para a instalação de uma nova indústria de celulose no município de Água Clara, nosso chamado vale da celulose”, enfatizou verruck e complementou:.
A Bracell, que é líder global na produção de celulose solúvel, está focada na expansão de seus negócios pelo País, e entre seus projetos está a implantação de uma base florestal em Mato Grosso do Sul – investimento iniciado em 2021.
A nova fábrica irá potencializar a renda no Estado e contribuirá com a geração de emprego. Conforme noticiado pelo Correio do Estado a companhia possui uma sede em Campo Grande e outra no município de Água Clara.
Municípios do vale celulose em MS
- Três Lagoas
- Ribas do Rio Pardo
- Água Clara
- Brasilândia
- Inocência
Em novembro de 2023, a Bracell prometeu conservar 35 mil hectares de vegetação nativa e garantiu que a cada um hectare de eucalipto plantado um de floresta nativa será protegido ou conservado.
Produção
Em maio deste ano, Mato Grosso do Sul anunciou a quinta fábrica de celulose, localizada em Inocência. Atualmente, o estado é responsável por 24% da produção nacional, o que equivale a aproximadamente 5,5 milhões de toneladas por ano.
Fonte: Correio do Estado/Súzan Benites
Comentar