Início » MS bate recorde em apreensões de drogas em 2024
Polícia

MS bate recorde em apreensões de drogas em 2024

MS bate recorde em apreensões de drogas em 2024 - Foto: Divulgação

Consolidado como uma das principais rotas do tráfico de drogas no Brasil, dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (SEJUSP) mostram um recorde de apreensões de drogas no Estado.

De acordo com o levantamento, o Estado registrou um aumento de 33% nas apreensões no comparativo com o mesmo período do ano anterior, totalizando cerca de 407,5 toneladas de drogas retiradas de circulação.

A maconha liderou o ranking das substâncias apreendidas, com aproximadamente 387,7 toneladas, seguida pelo skunk (8,4 toneladas) e pela cocaína (7,5 toneladas). A maior parte das apreensões concentrou-se nas cidades fronteiriças, com destaque para Ponta Porã, onde quase uma tonelada de cocaína foi apreendida em apenas uma semana.

A última grande operação ocorreu na manhã da última segunda-feira (7), quando a Polícia Civil interceptou um veículo com 230 kg de droga em Ponta Porã (MS). Além disso, em outro episódio na cidade, depois de um trabalho investigativo que se estendeu durante semanas, integrantes da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) apreenderam meia tonelada de cocaína na tarde desta sexta-feira (4) na cidade que faz fronteira com o Paraguai.

Para Wilmar Fernandes, diretor do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) , o aumento nas apreensões ocorreu após um investimento em capacitação e inteligência das equipes policiais. Neste ano, somente o DOF, apreendeu mais de 117 toneladas de drogas nas regiões de fronteira.

“Esse aumento no número de apreensões é resultado de um trabalho mais efetivo de todas as forças de segurança, de várias linhas de investigações e do trabalho de inteligência que vem fortalecendo todo o emprego investigativo e propiciando esses resultados que temos”, afirmou o secretário.

Campo Grande na rota do tráfico
Apesar da maior parte das apreensões terem ocorrido em regiões de fronteira, a capital, Campo Grande, também registrou um aumento significativo nas apreensões, com um crescimento de 92% em comparação ao ano anterior. Cerca de 40 toneladas de drogas foram retiradas de circulação na cidade, sendo a maconha a substância mais apreendida.

Do mesmo modo que no restante do Estado, a maior parte da droga apreendida também foi de maconha, com 35,5 toneladas, seguido de pasta base de cocaína, com 555,2 quilos.

Fonte: Correio do Estado

Categorias

ANÚNCIO