A constipação, popularmente conhecida como prisão de ventre, é uma condição caracterizada pela grande dificuldade de evacuar. Na maioria das vezes, o problema é causado pela baixa ingestão de fibras e líquidos, o que deixa as fezes muito ressecadas e dificulta a sua eliminação. Por isso, frutas como laranja e mamão são grandes aliadas de quem lida com a prisão de ventre, pois são ricas em fibras e, consequentemente, ajudam a regular o trânsito intestinal.
Mas se você quiser dar uma variada, existem outras duas opções de frutas que são ainda melhores quando o assunto é soltar o intestino e aliviar a constipação. Segundo a nutricionista Kate Scarlata, especialista em saúde gastrointestinal e co-apresentadora do podcast The Gut Health, esses dois alimentos são ótimas escolhas para o café da manhã, pois além de serem excelentes fontes de fibras, e também são ricos em água, aumentando o volume das fezes e facilitando o seu caminho até o reto para serem eliminadas para o meio externo.
Kiwi e amora são as melhores frutas para aliviar a prisão de ventre
Segundo a nutricionista, o kiwi é um dos melhores alimentos indicados para aliviar a constipação e regular o intestino. Ela explica que suas fibras (2g por fruta) ajudam a atrair água para o intestino e deixam o ambiente mais lubrificado, facilitando a passagem das fezes. Outra vantagem do kiwi é que, ao contrário de alguns alimentos ricos em fibras, a fruta não causa gases e inchaço, graças à actinidina, uma enzima que auxilia na digestão. “Os kiwis são minha recomendação preferida para meus pacientes com prisão de ventre”, diz Kate, aconselhando comer dois por dia.
Outra boa escolha para aliviar a prisão de ventre é a amora. Uma porção da fruta fornece 8g de fibras benéficas para a digestão. “Eles também contêm um laxante natural, chamado sorbitol, que puxa água para o intestino e pode ajudar a amolecer as fezes para facilitar a evacuação”, acrescenta a nutricionista.
Quando a alimentação não é suficiente para reduzir a prisão de ventre: o que fazer?
Uma dieta balanceada e rica em fibras é o cuidado mais importante no combate à constipação. Além das frutas citadas acima, você também pode apostar em outros alimentos, como grãos integrais, sementes de chia, quinoa, aveia, oleaginosas e verduras (principalmente as folhas verde escuro). Beber água regularmente também é essencial para manter o ambiente intestinal em equilíbrio e facilitar a eliminação das fezes.
Se seus episódios de constipação persistirem mesmo com mudanças na alimentação, busque orientação médica. Em alguns casos, a constipação pode ter relação com outros problemas de saúde e necessita de um tratamento individualizado.
Fonte: Tudo Gostoso
Comentar